Guia Infantil

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A festa

Desde quando Paulinha e Otávio estavam com uns 7 meses eu estava pensando em como seria a festinha de 1 ano. Cheguei até a cogitar fazer a festa em algum Buffet Infantil. Mas logo descartei esta possibilidade primeiro por causa do custo , não acho que seria a hora de gastarmos os tubos com super produções; segundo porque não queria uma festa engessada, se é que vcs me entendem.

Não sei se isto é bom ou ruim, mas sou do tipo de pessoa que tem um lado saudosista muito aguçado. Adoro as modernidades que estão aí para tornar as nossas vidas mais práticas, mas gosto muito de como as coisas eram feitas antigamente.

Me lembro que as minhas festas de aniversário ( sempre pegando carona nas festas do Marco Antônio, meu sobrinho número 1, mais novo apenas 5 anos que conta seus dias muito perto dos meus!) eram sempre feitas na garagem de casa, com docinhos e bolo de fabricação na própria cozinha de minha irmã e muitas garrafas de refrigerante ( de vidro!) "vestidas" com o tema de decoração da festa. A galera aí que teve infância no final dos anos 70 e início dos anos 80 vai ser lembrar. Senão é só pegar um álbum antigo de família.

E era uma delícia porque a festa começava uma semana antes com a criançada enrolando brigadeiro...

Longe de mim querer fazer tudo em casa, mas eu queria um toque pessoal com cara de que fui eu que fiz!


Então, resolvi que seria aqui no prédio. O tema não poderia ser nem feminino, nem masculino. Daí, depois de muita pesquisa e por achar o tema bem infantil, atemporal, fácil de executar, saudosista e unissex bati o martelo: CATAVENTOS!!! E escolhi as cores laranja e azul por serem alegres, vibrantes e complementares.

Neste momento, depois de fazer uns convites piloto com os meus parcos conhecimentos de computador, contei com o talento da minha sobrinha Aline para fazer a arte do convite e de outras peças que seriam usadas na decoração. Vai lá dar uma olhada no post que ela fez sobre o aniversário dos meus filhotes. 

Fiz tudo de forma bem caseira, com minha pobre impressora jato de tinta mesmo e com uma infinidade de papéis, tecido, palitos,  fitas a afins comprados em papelaria e armarinho do centrão da cidade.

Então, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

O convite ( clonado do blog da Aline...hehehe)


Como centros de mesa foram usadas latas de leite em pó de 800g, que revesti de tecido. Os cataventos foram feitos de papel de sacrapbook e a tabuleta onsde colei as fotos eram forminhas de docinhos.



  Em algumas mesas coloquei foto do Otávio.
 Em outras, coloquei a foto da Paulinha.

Detalhe dos guardanapos. Utilizei a mesma arte dos toppers dos docinhos, porém impressos em papel adesivo. Os anéis dos guardanapos eram de papel crepom.









Na lateral do salão, montei um aparador com um galho de árvore ( que "catei" na esquina aqui de casa), onde pendurei dezenas de foto-lembrança da duplinha. No início da festa, coloquei os chapeuzinhos personalizados que a criançada usaria no momento do parabéns. Na parede montei um painel onde coloquei 2 páginas feitas com técnicas de scrapbook (fiz uma aulinha básica quando ainda estava grávida), que serão usadas na decoração do quartinho deles.



 Detalhe do painel.

Detalhe dos chapeuzinhos e canudinhos personalizados .
Na outra lateral do salão pendurei algumas fotos da duplinha fazendo a cronologia mês a mês desde quando eram recém nascidos.

No fundo do salão, pendurei bandeirolas formando o nome dos pequenos. Depois que a festa já tinha passado achei que poderia ter usados estas bandeirolas junto do painel de balões atrás da mesa do bolo. Mas aí, já era, né?



As letras utilizadas no painel de balões foram feitas de papelão revestidas em tecido. Os bichinhos de pelúcia são brinquedos dos meus pequenos que resolvi utilizar na decoração. Coloquei um lencinho com os tecidos que utilizei na festa e acho que ficaram bem charmosos. Como  suporte para os cataventos e fotos que coloquei nesta mesa utilizei taças que eu já tinha aqui em casa. Esta mesa não ficou exatamente como eu queria. Fiz vários tipos de toppers para os docinhos, porém e, se fossem agregados por tipo, daria um efeito visual muito mais bacana. Mas vcs sabem como é. Não dava para fazer  tudo sozinha e quando dei por mim, o pessoal de apoio do buffet que contratei já tinha colocado desta forma aleatória. O jeito foi relaxar...

 Detalhe do bolo, que por sinal, estava uma delícia!!! Os cataventos que foram espetados em cima, foram feitos de EVA, os mesmos utilizados na lembrancinhas das crianças.


Detalhe dos docinhos:

 Mesa do Buffet infantil: cachorro quente, pipoca, pão de queijo...Hummm!!!!

Depois do parabéns, colocamos as lembrancinhas do lado da árvore de fotos.

As lembrancinhas dos adultos foram potinhos de papinha da nestlé ( recicalgem total, o planeta agradece!), recheados com balinha azedinha.


E a lembrancinha das crianças foram sacolinhas recheadas com todas aquelas coisas que as crianças adoram. Para decorar utilizei cataventos de EVA, que neste caso eram ponteiras de lápis, decorativo e útil.


Detalhe da sacolinha:

Tudo isto deu um certo trabalho e não foi nenhuma super produção, mas foi tudo feito com muito prazer e amor.

Lembrança para ser guardada para o resto da vida.


Um comentário:

Jacqueline Braga disse...

tmb amo festinhas caseiras, aquelas que nos remetem a nossa infância, tanto que a do Bryan foi assim, foi mais simples ainda,deu trabalhão,mas foi uma delicia! O importante é o registro para o futuro!!!
amei tudo! muito bom gosto...
bjos