sexta-feira, 19 de março de 2010

29 Semanas


Cada bebê está pesando cerca de 1,1 quilo.

Nos meninos, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, a caminho do saco escrotal. Nas meninas, o clitóris fica relativamente saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais -- que vão crescer e cobrir o clitóris nas últimas semanas antes do nascimento.

A cabeça do seu bebê está crescendo, e o cérebro se desenvolve bem depressa. Quase todos os bebês são capazes de reagir a sons na 30a semana de gestação.

As necessidades nutricionais do bebê chegam ao ponto máximo no terceiro trimestre. Você vai precisar de muita proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebê por dia), portanto prefira alimentos ricos nesses nutrientes.

O esqueleto do bebê fica cada vez mais rígido, e o cérebro, os músculos e os pulmões continuam amadurecendo.


Seu apetite está aumentando, porque o bebê está num estirão de crescimento e precisa de energia, mas tente resistir à tentação de comer doces e alimentos gordurosos demais.

É importante ingerir bastante ferro, que ajuda o bebê a produzir os glóbulos vermelhos -- e impede que você fique anêmica.

Os suplementos de ferro, como as multivitaminas para grávidas, podem causar prisão de ventre. Para combater o problema, é recomendável comer bastante fibra. Mas, se o incômodo for muito grande, a solução pode ser investir nos alimentos ricos em ferro, como carne vermelha e folhas verde-escuro, para diminuir a quantidade de suplemento -- sempre conversando antes com o médico.

Nenhum comentário: