Guia Infantil

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Varizes


As varizes surgem ou ficam piores durante a gravidez devido à pressão do útero em crescimento sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior (uma grande veia da parte direita do corpo que recebe sangue dos membros inferiores e de boa parte dos órgãos pélvicos e abdominais). Isso aumenta a pressão nas veias das pernas e leva ao aparecimento das varizes. Com o desenvolvimento do bebê e do útero, essas veias tendem a se tornar ainda mais evidentes.

A elevação nos níveis de progesterona também provoca o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos. Com isso, veias "azuladas" ou com um aspecto mais inchado podem aparecer sob a pele, causando alguma dor ou, em muitos casos, nenhum incômodo. Embora nem um pouco agradáveis, as varizes tendem a melhorar uma vez que o bebê nasça. Diversos fatores, incluindo histórico familiar e obesidade, contribuem para a formação das varizes.

As varizes da gestação são mais comuns nas pernas, embora possam ser observadas em qualquer parte do corpo. Tecnicamente, as hemorróidas são varizes na área do reto.




Se não dá para evitar completamente, pelo menos dá para minimizá-lo. O primeiro passo é evitar pressão demais nas pernas durante a gravidez. Incorpore alguns hábitos descritos abaixo ao seu dia-a-dia, mesmo antes de ter o problema:

• Exercite-se diariamente -- vale até uma caminhada em ritmo mais acelerado em volta do quarteirão.

• Eleve seus pés e pernas sempre que possível: mantenha um banquinho ou uma caixa embaixo da sua mesa, e, quando estiver em casa, tente deitar sobre seu lado esquerdo, com os pés elevados por um travesseiro (e coloque outro nas costas para se manter nessa posição virada). Como a veia cava inferior fica do lado direito, ao se deitar do esquerdo, você alivia a pressão do útero contra a veia, diminuindo assim a pressão nas extremidades inferiores.

•O uso das meias elásticas, que deve respeitar o período da gestação:

-Primeiro ao Terceiro mês: Meias elásticas de suave compressão;
-Terceiro ao Sexto mês: Meias elásticas de média compressão;
-Sexto ao Nono mês: Meias elásticas de alta compressão







O uso das meias de compressão na gravidez deve ser feito da seguinte forma: após acordar e ir ao banheiro, retorne para cama e coloque as pernas na parede no ângulo de 45º por quinze minutos. Após este tempo deve vestir a meia elástica nesta mesma posição, deitada e com as pernas para cima. A meia de compressão para gestante tem espaço para acompanhar o crescimento da barriga.

Mas fique prevenida de que essas meias podem incomodar e esquentar.
Eu comprei meias de média compressão da marca SIGVARIS, própria para gestantes. Preço bem salgado, mas espero que valha a pena.



• Não fique de pé por períodos prolongados.

• Não cruze as pernas ao sentar (depois de certa altura você já não vai conseguir esse feito).

• Saiba que o ganho excessivo de peso pode contribuir para o aparecimento de varizes.





As varizes podem coçar e até doer, mas sua pior consequência é mesmo na vaidade das mulheres. É improvável que causem problemas circulatórios crônicos ou levem a coágulos de sangue (trombo). Somente cerca de 5 por cento das pessoas que já apresentam varizes desenvolvem pequenos coágulos de sangue nas veias.

Se você notar vermelhidão e sensibilidade na superfície das varizes, além de febre, dor nas pernas ou taquicardia, fale com seu médico o mais rápido possível. Em uma pequena porcentagem dos casos, taquicardia e/ou falta de ar repentina podem ser sinais de embolia pulmonar (quando um coágulo migra para os pulmões). Caso tenha tais sintomas, vá para o pronto-socorro mais próximo.




Às vezes as varizes melhoram por conta própria três ou quatro meses depois de o bebê nascer. Mas, se as veias mais saltadas se tornarem um problema, dá para operá-las.

Um conselho: caso queira fazer tal cirurgia, vale a pena esperar primeiro para ter todos os filhos que você deseja, porque, infelizmente, as varizes tendem a piorar a cada nova gravidez.

Nenhum comentário: