Guia Infantil

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Entre a 19ª e a 20ª Semana




O comprimento dos bebês deve variar entre 13 e 16cm e pesar 230g cada um deles.

Nessa fase de gravidez, os sistemas circulatório, digestivo e urinário funcionam integralmente. O bebê muda de posição e responde a estímulos externos como luz e som. Já dá para começar a conversar com eles porque eles podem ouvir.

Os dentes começam a se desenvolver. Nessa semana (ou na próxima) já é hora de fazer um outro ultra-som, o morfológico, para ver tamanho e peso dos bebês, idade gestacional e verificar como está coração, placenta e cordão umbilical.

Seu bebê está ganhando peso, e as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e protege a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal. Os bebês estão engolindo mais líquido esta semana, num bom treino para o sistema digestivo. Depois que eles bebem o líquido, o corpo deles absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso.


O peso extra pode afetar na postura da mulher que já não fica com a coluna ereta, causando dores. Use sapato baixo e tome banhos quentes para aliviar as dores.

Seu peso hoje
Só por curiosidade, no seu ganho de peso até agora pode contar que:

230g é o seu bebê (cada um, né!)

170g a placenta

320g o líquido aminiótico,

320g o útero

180g cada seio

O restante do seu peso refere-se a líquidos retidos fora da circulação sanguínea e gordura armazenada principalmente no abdome inferior, quadris e coxas. Portanto, o ganho considerado de peso é algo absolutamente normal.

No meu caso, como são 2 bebês algumas destas medidas devem ser dobradas, né?...hehehe

Um comentário:

isabele elebasI disse...

Tia...se os bebês respondem à estimulos externos, já dá pra começar a "conversar" com eles, contar historinhas, cantar..rsrsrs..mesmo q o som chegue meio diferente neles. Já sentiu eles mexendo?
bjus pra vcSSS^^